Coco, comida, cultura e patrimônio

12 jan

Em dezembro de 2011, Raul Lody foi premiado pelo Gourmand World Cookbook Awards, na categoria Melhor Livro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil com o livro Coco, Comida, Cultura e Patrimônio. O prêmio, criado em 1995, é o maior prêmio editorial de gastronomia e vinhos do mundo!

Antropólogo, museólogo, criador e curador do Museu da Gastronomia, Raul Lody participa de centenas de publicações de temática afro-brasileira. Atua também como representante brasileiro da International Commission on the Anthropology of Food (ICAF) e coordenador do Grupo de Antropologia da Alimentação Brasileira da Fundação Gilberto Freyre.

Coco, Comida, Cultura e Patrimônio é resultado de extensa pesquisa sobre o coco verde e sua importância na gastronomia brasileira, africana e oriental, tratando também da sua simbologia na cultura, festas religiosas, dança e música brasileiras. O autor analisa a apresentação dos pratos, modos de fazer e técnicas, trazendo também um histórico da chegada do fruto ao Brasil, tabela nutricional e algumas receitas de matriz africana.

E essa não é a primeira vez que ele recebe o prêmio! Em 2006 ganhou na categoria single subject, com o livro “Culinária Caprina”, em 2008 recebeu o título de Melhor Livro de Literatura em Gastronomia com o livro “Brasil Bom de Boca: temas da antropologia da alimentação” e em 2010 venceu na categoria Melhor Livro de Sobremesas do Brasil, com a reedição do Dicionário do Doceiro Brasileiro, de Antonio José de Souza Rego (publicado originalmente em 1892). #DormirÉProsFracos

Pensa que acabou? Conheçam mais alguns livros de Raul Lody que falam sobre comida e cultura:

  • Santo Também Come (1979);
  • A Doçaria Tradicional de Pelotas (2003);
  • À Mesa com Gilberto Freyre (2004);
  • Dendê | Símbolo e sabor da Bahia (2009);
  • Vocabulário do Açúcar – Histórias, cultura e gastronomia da cana sacarina no Brasil (2011);
  • Caminhos do Açúcar (2011),

Vou parar por aqui, mas ainda teria muito outros livros pra citar! Segue o endereço pra quem quiser saber mais sobre o prêmio:

Gourmand World Cookbook Awards

http://www.cookbookfair.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: